quinta-feira, 9 de junho de 2016


Com as férias escolares chegando, alguns Pais se perguntam o que fazer?

 

É hora de repensar a sua rotina, a rotina da casa e, principalmente, a rotina dos filhos. Para as crianças está chegando uma das épocas mais esperadas do ano: as férias escolares. Muitas viajam com os pais ou com os amigos, vão para colônia de férias ou para a casa da avó. Mas nem todas as crianças têm estas oportunidades. A maioria delas fica em casa, e é aí que os pais precisam ser criativos para manter os filhos longe do tédio, da televisão, do videogame e do computador.


É importante que os pais participem e estimulem as crianças a procurar meios diferentes de diversão. Não precisa ser em uma área de lazer de um shopping, que vai custar caro e o acesso é complicado. Várias atividades podem ser legais para fazer em família e com os amigos e não vão pesar no bolso.


Todos os pais gostariam que fosse possível programar uma viagem e conciliar as suas férias com as férias da criançada, maravilha, isto seria a SOLUÇÃO ideal, não é mesmo? Como nem sempre isso é possível, será necessário SIM mudar a rotina e se organizar com certa antecedência. A hora é agora, acredite!

Se os pais não têm muito tempo, não é preciso entrar em pânico. A família pode organizar programas em família para os finais de semana e com os amigos durante a semana.

Segue abaixo, algumas dicas para ajudar a manter a serenidade e a ordem na casa e na vida durante as férias escolares.

 
1- Aceite ajuda!

Caso você trabalhe fora e tenha filhos pequenos, vai precisar sim de uma mãozinha amiga. Contrate uma ajudante temporária ou chame os avós, tios e até as suas amigas que tiverem disponibilidade e disposição para ajudar a manter a criançada ocupada.

2- Atividades para os pequenos!

Pesquise atividades que os seus filhos possam fazer fora de casa, cursos, aulas extras como aulas de música, futebol, dança, artes e outras que interessem os seus filhos. Assim, além deles se divertirem, a rotina da casa não mudará tanto.

Colônias de férias são ótimas aliadas nessa hora. Muitas delas servem refeições e oferecem um horário quase integral. Apenas pesquise muito antes de sair colocando o seu filho em qualquer colônia de férias. Avalie a questão da segurança, das atividades oferecidas, higiene, alimentação, instalações e custo X benefício.

 

3-Envolva a criançada nas atividades da casa!

Se a ideia da Colônia de férias e cursos extras não agradar, então o jeito é envolver os filhos na rotina da casa e matê-los sempre ocupados. Mas como fazer isso? Por onde começar?

·         Estipule tarefas de acordo com a idade de cada um. Crianças a partir de 4 anos, podem muito bem ajudar a arrumar a própria cama e manter a organização do quarto.

·         Ensine com calma e faça com que esta tarefa se torne um prazer e não uma simples obrigação.

·         Mostre como é importante cuidar das próprias coisas. Faça com que eles se sintam importantes ao realizarem esta tarefa.

·         Valorize os acertos, parabenize e sempre comemore a finalização da tarefa. Dessa forma, você estimulará cada vez mais a criançada, que se sentirá importante, capaz e motivada. Só isso faz uma diferença e tanto, pode apostar!

·         Deixe que a criançada brinque à vontade e faça bagunça, afinal de contas, eles estão de férias, não é mesmo? E férias são praticamente sinônimos de bagunçar, passear, se divertir, brincar e brincar muito, mas tudo sem exageros.

·         Para que não vire uma bagunça constante, imponha regras e limites. Por exemplo, a bagunça poderá ser feita no quarto ou na sala, mas todos os brinquedos devem voltar para os seus respectivos lugares, logo após o término das brincadeiras.

·         Algumas crianças costumam adorar ajudar nas tarefas de casa, elas se sentem importantes com isso. Elas podem ajudar a colocar e tirar a mesa do almoço ou do jantar, mas apenas os jogos americanos e acessórios que não apresentem nenhum risco, como copos de vidro e facas.

·         Elas ainda podem dar uma mãozinha na hora de secar a louça, tudo de um jeitinho bem divertido e com uma finalidade: ensinar desde cedo os filhos a importância de ajudar os pais na manutenção da casa.

·         Caso tenham crianças um pouco mais velhas em casa, tire um tempinho para ensiná-las a separar o lixo e explicar sobre a importância da reciclagem.

·         Envolva a criançada no preparo dos alimentos também. Por que não? Elas podem ajudar a escolher o cardápio da semana, ou então, fazer alguma receita mais simples, como um bolo, lavar e montar as verduras na salada, escolher os ingredientes da sopa etc.

·         Use a criatividade de um jeitinho que tudo se transforme em uma brincadeira super divertida!

·         Se os seus filhos são pré- adolescentes ou adolescentes, este é o momento ideal para colocar ordem de uma vez por todas nos armários e no quarto. Faça com que eles descartem as peças que não usam mais, reorganizem o armário e também o material escolar. Nessa idade, eles podem e devem ajudar na rotina diariamente para manter a organização e limpeza da casa.

·         Estipule tarefas de forma equilibrada e justa, levando em conta também que o momento deles é de aproveitar, reunir os amigos, passear, descansar e se divertir muito.



 




Mesmo com essas dicas, ainda assim você sentirá uma mudança grande na organização e andamento das coisas. O jeito é relaxar e tentar aproveitar ao máximo essas horinhas a mais com os filhos em casa, tornando o momento divertido e inesquecível.
As férias passam rápido e logo, logo tudo voltará ao normal, então ensine, aprenda, curta e não se estresse jamais!

 

Boas férias escolares para todos!

 

Texto adaptado das autoras Ludmila Mendes e Isabela Kastrup.