sexta-feira, 2 de junho de 2017


Época de chuva exige cuidados redobrados com a saúde, principalmente das crianças.


Com o aumento do calor, as chuvas tornam-se mais frequêntes e fortes. O grande volume de água, muitas vezes, é maior que a capacidade de escoamento das cidades, provocando enchentes e colocando em risco a nossa saúde e dos nossos filhos. Preparamos uma lista de dicas que podem ajudar a evitar doenças causadas pelo contato com água e lama infectadas.
É fundamental, portanto, que se evite contato com água de chuva e lama. Caso isso seja inevitável, permaneça o menor tempo possível nela e após esse contato se higienize corretamente. Não deixe que crianças nadem ou brinquem nesses locais, pois, além do perigo da correnteza, elas podem ficar doentes. Evite também manusear objetos que tenham sido atingidos por essa água ou lama. Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos.
Se sua casa for atingida pela enchente, após o recuo da água providencie a limpeza e a desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos. Usando luvas, botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços (como os sacos plásticos duplos), descarte para a coleta pública tudo o que não puder ser recuperado e remova - com escova, sabão e água limpa - a lama que restou nos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos da casa.
Nesse período de chuva é comum que o número de pessoas e principalmente crianças, adoeçam devido à umidade, acúmulo de água e mudança de clima. Por isso, é preciso ter alguns cuidados especiais, nesta época, como lavar as mãos com frequência.
De acordo com o médico pneumologista, Fábio Benevides, o simples ato de lavar as mãos é o “mais potente antibiótico e antiviral” contra as doenças do período chuvoso, que são:
– Viroses
– Conjuntivite
– Cansaço
– Dor de cabeça
– Dengue
– Leptospirose

Prevenção
Para prevenir estas doenças é importante evitar permanecer com roupas úmidas, caso tenha se molhado com a chuva. Isso pode induzir à reações alérgicas e à infecções virais.
Em casos de doenças mais graves como a leptospirose, é importante evitar o contato com a água acumulada em poças de chuva, que podem conter urina de rato, principal transmissor da doença.
Vacinas
As vacinas também são importantes aliadas na prevenção de doenças como gripe, hepatite e rubéola, principalmente em crianças e idosos; e estão disponíveis nos postos de saúde para a população.
Dengue
Para prevenir à dengue, não existe outra saída: evitar água acumulada e parada, em locais onde o mosquito Aedes aegypti possa colocar os ovos.
"Esses cuidados são essenciais para que as pessoas possam se prevenir contra as doenças infectocontagiosas mais incidentes na época de chuvas, especialmente a leptospirose, que nos casos mais graves pode até levar à morte", afirma a diretora da Vigilância Sanitária de São Paulo, Maria Cristina Megid.


Fonte: Texto adaptado da Folha de S. Paulo/ Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário